Por Livia Falci do Espaço Língua Inglesa

MUITOS ESTUDANTES E PESSOAS JÁ FLUENTES NA LÍNGUA INGLESA se perguntam como fazer para não esquecer o que aprenderam durante anos de estudo ou vivência no exterior. Parece que o cérebro vive uma constante luta entre lembrar e esquecer toda essa gama de informações infinitas. Realmente, temos maior facilidade para esquecer do que lembrar. Porém existe uma formula bastante eficaz para fazer com que a ação de lembrar seja maior do que a ação de esquecer; a essa formula, damos o nome de: REPETIÇÃO. Quanto mais repetimos uma determinada atividade, mais o cérebro a internaliza de forma natural e constante. Sendo assim, a única (ou mais prática) forma de “memorizar” algo é treinando, repetindo, revisando.

Ao aprender determinado vocabulário ou estrutura de um idioma estrangeiro, é necessário rever esse mesmo conteúdo de tempos em tempos e, assim, tê-lo sempre fresquinho em mente ou pronto para uso quando necessário.

Agora, a pergunta que não quer calar é: O que fazer ou como fazer para revisar? A resposta é simples: Ter o maior contato possível com o inglês. Há diversas opções, algumas delas são:

1-      Se você é estudante de inglês, com certeza possui o material específico da sua escola de idiomas, então crie o hábito de revisar o conteúdo toda semana e faça exercícios sobre o que foi dado.

2-      Se você já é fluente, seja porque morou fora, seja porque já concluiu o curso aqui no Brasil, assista a filmes, séries e programas de TV em inglês. Quanto mais você ficar exposto ao idioma, mais facilidade terá de armazenar e lembrar as informações. Uma boa idéia é usar o áudio e a legenda em inglês e, a medida que for aprimorando, comece a retirar a legenda. Este é um ótimo exercício para desenvolver habilidades de compreensão auditiva.

3-      Ouça músicas em inglês. Tente entender cada estrofe. Pegue a letra da música na internet e pratique. Muitas pessoas também gostam de traduzir músicas, esse também é um excelente exercício para adquirir vocabulário.

4-      Acesse sites especializados no ensino de língua inglesa. Existem diversas opções e você sempre encontrará algo que se encaixa ao seu perfil. Eles oferecem atividades baseadas em filmes, músicas, séries, explicações gramaticais, gírias, expressões etc.

A sorte está lançada. Agora depende de você. Comece hoje seus estudos e veja como o inglês pode ser simples e prático na sua vida. O Espaço Língua Inglesa pode ajudar!