Por Caroline Leal

O Carnaval é uma das maiores festas do ano. No período da folia, é comum abusar um pouco mais do corpo, modificando a rotina habitual de sono, consumindo mais bebidas alcoólicas e a grande oferta de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e sal, a venda nas ruas.

Esses excessos na bebida e alimentação tendem a aumentar o nível de toxinas no organismo, podendo surgir sinais de mal estar digestivo, dores de cabeça, cansaço, inchaço devido à retenção de liquido, alterações na pele e até mesmo o indesejável ganho de gordura corporal.

Ao final dos quatro dias de muita diversão, é hora de dar um alívio para o corpo e nada melhor do que começar a desintoxicá-lo, preparando-se para as rotinas diárias que geralmente se intensificam após o Carnaval.

A Nutricionista Caroline Leal, colunista no Guia Valqueire, oferece dicas práticas de como se alimentar logo após este período festivo, para reduzir o excesso de toxinas provenientes da má alimentação e das bebidas alcoólicas. Confira!

BEBA BASTANTE LÍQUIDO:

O excesso de bebida alcoólica costuma desidratar o corpo. Já que estimula uma maior perda de líquido pela urina. A água é fundamental para reidratar o nosso organismo, ajudando os rins a eliminar o conteúdo tóxico e diminuindo o inchaço causado pela ingestão de álcool e de sal. A água de coco também é uma boa opção para repor alguns minerais perdidos.

Invista nos chás de hortelã, erva doce, hibisco, capim limão e cavalinha, que ajudam a reduzir a retenção de líquido e a acalmar a irritação no estômago. Você também pode colocá-los para gelar depois de pronto. Evite o açúcar e até mesmo o adoçante. Para melhorar o sabor, bata o chá gelado com 1 rodela de abacaxi e três folhas de hortelã.

Os sucos de frutas são ótimas alternativas para a desintoxicação. Você pode usar uma ou mais frutas como a maçã, abacaxi, melão, melancia e a pera. Outra dica é misturar gengibre, hortelã e couve para intensificar o processo de eliminação de toxinas e de gorduras. Exemplo: Suco de abacaxi com hortelã, Suco de maçã com couve, Suco de melancia com gengibre.

Uma receita muito indicada por mim, em meu consultório, é a do Suco Verde Detox, que pode ser batido no liquidificador: 1 copo de água de coco com 1 rodela de abacaxi, 3 folhas de hortelã, 1 pedaço pequeno (1cm) de  gengibre, 2 folhas de couve e 2 rodelas de pepino sem casca. Após pronto, acrescentar 1 colher de sopa de farinha de linhaça. Sirva sem coar.  Você pode variar a fruta, substituindo o abacaxi por maçã, melão ou pêra.

APOSTE NOS VEGETAIS QUE ELIMINAM TOXINAS:

Seu fígado vai agradecer se você consumir brócolis, couve-flor, couve, repolho, agrião, rúcula e cebola. Isso porque esses alimentos estimulam o fígado a eliminar as toxinas de forma mais rápida. Você pode consumi-los cozido, ensopado, cru e em sopas.

FIBRAS QUEM MANDAM EMBORA AS GORDURAS E AÇÚCARES:

As fibras ajudam a eliminar o excesso de açúcar e gordura ingeridos. Algumas fontes de fibra são os alimentos integrais (pão, torrada, arroz), linhaça, quinua e aveia.

NÃO SE ESQUEÇA DAS CASTANHAS:

As castanhas do pará e de caju são ricas em gorduras do bem, ajudam a repor a energia perdida nos dias de folia, possuem antioxidantes e ainda possuem ação anti-inflamatória.

CONSUMA ALIMENTOS LEVES E FUJA DOS ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A DESINTOXICAÇÃO:

Seus órgãos digestivos, principalmente o fígado, estão trabalhando bastante para eliminar o aumento de toxinas no corpo obtidas no carnaval. O ideal neste momento é evitar o esforço digestivo, evitando assim carnes vermelhas, alimentos industrializados, corantes, açúcar, sal, frituras, pão branco e leite, pelo menos por dois dias.

O estômago costuma estar muito sensível após a ingestão de álcool e gorduras. Por isso, o ideal é também NÃO CONSUMIR ALIMENTOS QUE PODEM IRRITAR O ESTÔMAGO, como molhos e temperos prontos, café, chocolate, refrigerante, mate, chás gelados.

Se você acha que abusou demais no carnaval e precisa de mais informações sobre a Desintoxicação, a Nutricionista Caroline Leal possui um Programa de Acompanhamento Personalizado, o “PROGRAMA LIGHT DETOX”, indicado para quem deseja eliminar as toxinas do organismo e, consequentemente, a emagrecer de forma saudável e monitorada.

Saiba mais sobre a Dr.ª Caroline Leal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *