Por Livia Falci do Espaço Língua Inglesa

A primeira coisa que muitos alunos dizem logo nas primeiras lições é que já estão compreendendo melhor qualquer tipo de informação escrita em inglês. Esse momento pode ser percebido em qualquer idade, seja em crianças que ainda estão aos poucos adquirindo vocabulário e leem tudo o que encontram pela frente, seja pelos adultos e adolescentes que, ao se sentirem mais confiantes, permitem-se observar com mais cuidado todo tipo de conteúdo escrito (em língua inglesa).

Essa maior facilidade para leitura existe porque ao lermos determinado texto, estamos basicamente seguindo palavra por palavra, traduzindo, pensando, refletindo; sem a chance de perder nada. Tudo pode ser compreendido dentro de um contexto. Porém, quando precisamos usar somente nossos ouvidos para chegar à compreensão, então a coisa muda de figura: Não há muletas! A habilidade de compreensão auditiva é a última a ser formada. Somada à dificuldade de entendimento, há o nervosismo, diferentes sotaques, diferentes velocidades etc.

Mas como o foco hoje é a leitura, seguem algumas dicas básicas de como melhorar esta habilidade:

– Compre revistas em inglês ou leia online se preferir;

– Acesse sites de jornais renomados, geralmente eles permitem um determinado número de acessos aos seus artigos antes de oferecerem um plano de assinante;

-Revise os textos utilizados em sala de aula

-Acesse todo tipo de informação que você se interesse, porém, que seja em inglês.

Leia, leia, leia

A prática leva à perfeição. Mãos à obra!